quinta-feira, 19 de junho de 2014

Seminário "Nutrição - Factos e Mitos" com Colin Campbell


Ontem tive o prazer de assistir a conferencia de Colin Campbell, no - Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Foi excelente! Colin Campbell escreveu o livro China Study;
"E se a ciência descobrisse que muitas doenças como o cancro, a osteoporose, doenças cardiovasculares ou diabetes podem estar relacionadas com o consumo de alimentos como a carne ou os lacticínios?

Foi um importante passo para a divulgação da alimentação como promotora de saúde e os benefícios de uma alimentação macrobiótica.

3 comentários:

  1. A ciência já descobriu à muito - o difícil é conseguirem implementar essas descobertas sem "chocar" com os interesses dos grandes grupos económicos , sobretudo as farmacêuticas.

    A relação directa entre a alimentação / nutrição e o desenvolvimento de certas doenças tem sido objecto de estudo, experimentação e discussão no meio científico e académico e os resultados são muito expressivos.

    Existe contudo um outro grande problema a juntar aquilo que já se sabe - é que o nosso organismos necessita de certos nutrientes para viver,nutrientes esses que tradicionalmente se "vendia" serem provenientes da carne e do leite.

    Várias correntes de alimentação alternativas que foram beber as outras culturas , nomeadamente a oriental, ensinam a fazer a transição com benefícios para o organismo - sei porque sinto ( não como carne nem bebo leite - não sou fundamentalista, mas alterei muito substancialmente o meu regime alimentar ).
    No entanto, hoje vejo-me confrontada com outro tipo de problemas - é que a maioria dos substitutos da carne e do leite têm origem em produtos transgénicos, com inúmeros perigos para a saúde.
    Existem de origem biológica, mas não é acessível a todas as bolsas, nem estão disponíveis com facilidade ( muitas vezes tenho que os comprar via net ).

    Por todas estas razões e outras que não vou explorar aqui, porque nem é o local certo nem quero aborrecer, esse seminário pode ter sido efectivamente muito interessante, sobretudo se tiver havido alguém com coragem para colocar " os dedos nas feridas".

    Obrigada pela partilha e bem haja.

    ResponderEliminar
  2. Olá Graça!
    Não sou fundamentalista. Tento seguir uma alimentação macrobiótica e não bebo leite desde 2008, exactamente depois de ter conhecido o meu amigo Francisco Varatojo. Nas minhas consultas de Feng Shui e nas aulas que dou aos alunos faço sempre a chamada de atenção sobre a importância da alimentação saudável na nossa saúde.

    ResponderEliminar
  3. Paula, não me passou por um instante pela ideia chamar-lhe fundamentalista. Eu comecei a mudar em 2010 e curiosamente através do meu filho mais velho ( 23 anos ), que foi o meu "despertador".

    Tenho imensa pena de não poder "mergulhar", de forma mais consistente naquilo que é a essência do seu blog e pelos vistos também de uma das vertentes do seu trabalho - desvantagens de viver na "província" :) - vou-me "alimentando" por esta via, pelos livros, pela música, por alguns amigos que "falam a mesma linguagem e algumas conferências online a que consigo ter acesso.

    Não pretendo parar por aqui ,mas ainda estou em fase de construção pessoal para dar já outros passos.

    Mais uma vez obrigada pela partilha e ...olhe, tenho andado por aqui " a roubar" alguns dos seus posts - alguns deles , sobretudo a musica têm-me sido particularmente úteis hoje, uma vez que estou com uma gripe que ninguém merece e estou a fazer um enorme esforço para trabalhar.

    Beijinho e obrigada...de novo.

    ResponderEliminar