terça-feira, 15 de março de 2011

5 transformações

São cinco as transformações: água, árvore (madeira), fogo, terra (solo), metal.
As 5 transformações podem ser encontradas dentro de casa nas suas formas mais puras. A energia árvore está presente na madeira, no papel de parede e nas plantas esguias; o fogo nos fogões, nas lareiras e na iluminação, a terra na porcelana, no barro; o metal está presente no ferro, na prata, no aço inoxidável ou outros metais; a água encontra-se sob a forma de lagos, aquários, jarras de vidro.

As 5 transformações estão associados a formas, cores e materiais, podendo ser introduzidos na decoração da sua casa.
As cinco transformações e o relacionamento entre eles fornecem um modelo para a compreensão do universo e a interacção entre os diferentes tipos de energia chi. A sua utilização serve para manipular o fluxo do chi dentro de casa, além de funcionar como base de muitas curas e soluções do Feng Shui

Utilizando o conhecimento obtido sobre os ciclos de produção e de destruição e tendo em conta os seus objectivos ou tipo de problema que deseja solucionar, poderá intensificar, acalmar ou manter o equilíbrio da energia chi.
Dois fluxos de energia governam o relacionamento entre as cinco transformações: o ciclo de alimentação (produção) e o ciclo de controle (destruição).
Cada uma das cinco transformações relaciona-se com uma estação em particular: a água no Inverno, a árvore com a Primavera, o fogo com o Verão, a terra com o princípio do Outono e o metal com o Outono.

No ciclo de alimentação a energia chi move-se em circulo no sentido dos ponteiros do relógio. Cada transformação produz a próxima, mas a actividade de produção é redutora, o que significa que cada transformação é reduzida pela seguinte – a água produz a árvore, mas também é reduzida por esta. Isto quer dizer que o ciclo de produção poderá ser usado para acalmar o chi como também para o impulsionar.
No ciclo de controle, o chi move-se em linhas rectas. Partindo duma transformação, ultrapassa a  segunda e vai directamente para a terceira. Isto é, o efeito da primeira transformação é destrutivo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário