Essa técnica, assim como outras formas de yoga, quando praticada com constância, traz vários benefícios físicos e mentais. Acredita-se que com a prática do Kundalini Yoga, a energia vital latente em todos nós despertará, nos fazendo alcançar o melhor dos nossos potenciais e proporcionando uma vida mais plena e equilibrada. Confira alguns dos seus benefícios.
Princípios Fundamentais
Existe uma série de princípios que guiam a prática e a filosofia subjacente.Kundalini: No centro do kundalini yoga está a crença na existência da energia vital adormecida chamada kundalini, que reside na base da coluna vertebral. A prática visa despertar e elevar essa energia através dos chakras, centros de energia ao longo da coluna.
Equilíbrio dos chakras: Trabalha os chakras para equilibrar e harmonizar o fluxo de energia através do corpo.
Prana e respiração: A respiração desempenha um papel crucial no kundalini yoga, com técnicas específicas de respiração (prāṇāyāma). No entanto, segundo algumas escolas de yoga, essas práticas podem aumentar a vitalidade, energizar o corpo subtil e acalmar a mente.
Mantras e sons: A vocalização de mantras e a utilização de sons específicos são aspetos essenciais da prática. Além disso, acredita-se que esses sons têm o poder de influenciar positivamente a mente e o corpo.
Meditação: A meditação é uma parte integral do kundalini yoga, ajudando os praticantes a acalmar a mente, a expandir a consciência e a alcançar um estado de paz interior.
Autoconhecimento: O kundalini yoga encoraja os praticantes a explorarem a consciência, cultivando o autoconhecimento, a aceitação e a autotransformação.