quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Casa das Histórias Paula Rego


A Casa das Histórias Paula Rego, inaugurada a 18 de Setembro, tem tido uma afluência considerável e ascendem a uma média diária de 1500 visitas. Este número deixou-me muito admirada e ao mesmo tempo contente. A opinião do público é unânime quanto à excelente qualidade das obras em exposição e do edifício.
O edifício distingue-se na paisagem por duas grandes estruturas piramidais e pelo betão pigmentado a vermelho. O interior, mais neutro, em tons cinza e pavimentado a azulino de Cascais, oferece condições excepcionais de exposição. A exposição da colecção ocupa um conjunto de salas com características espaciais diferentes que se desenvolvem em torno de um volume mais elevado correspondente à sala de exposições temporárias.

O museu abriu com uma exposição dedicada a trabalhos da artista, criados entre 1987 e 2008, e vai apresentar duas exposições temporárias por ano, a inaugurar na Primavera e no Outono.
Esta primeira mostra inclui pinturas como a primeira obra, intitulada "Life Painting" (1954), criada enquanto estudante da Slade School of Fine Art, em Londres, até às mais recentes como "A Filha do Polícia", quadros da série "Avestruzes Bailarinas", e a célebre "Mulher Cão" (1994).
Globalmente, a colecção do novo museu conta com a totalidade da obra gráfica da artista, num total de 257 exemplares, com várias centenas de desenhos, algumas dezenas de pinturas emprestados pela artista por uma década, também de Victor Willing, seu marido já falecido.

O projecto de Eduardo Souto Moura foi idealizado pela pintora e pelo arquitecto. Este equipamento assume-se como um museu moderno, integrado na paisagem (as árvores existentes mantiveram-se) e será uma referencia cultural no país e em Cascais.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Habitar Portugal 2006-2008

A exposição "Habitar Portugal" constitui uma das mais importantes mostras de Arquitectura e esta iniciativa da responsabilidade da Ordem dos Arquitectos tem como objectivo promover a Arquitectura em Portugal.
A exposição integra uma selecção de oitenta obras projectadas por arquitectos portugueses e está divida por áreas: Norte, Área metropolitana do Porto, Centro, Área metropolitana de Lisboa, Sul, Ilhas e Fora de Portugal e apresenta um considerável conjunto de projectos/obras de várias gerações de arquitectos. O concurso contou com uma participação de 384 candidaturas.

A exposição inclui autores reconhecidos como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Gonçalo Byrne e João Luís Carrilho da Graça, mas também trabalhos de jovens arquitectos.
Há uma nova geração de arquitectos (1965 a 1975) que devemos seguir com atenção nos próximos tempos.

Quero realçar os trabalhos de dois colegas e amigos Freddy Ferreira César e Miguel Correia (ambos formados no DARQ - Universidade de Coimbra).

O Edifício do Amparo, no Funchal - do atelier RiscoA4 / Freddy Ferreira César foi o único conjunto habitacional seleccionado pelas "Ilhas" e a plasticidade das suas fachadas é notável ( ver imagem superior esquerda).

A intervenção no castelo de Castelo Novo, no Fundão - da equipa de Miguel Correia, é um excelente exemplo de valorização do património edificado.

Não é necessário um olhar muito atento para notar uma evolução muito positiva, na produção arquitectónica nacional, tanto da arquitectura dita doméstica como institucional.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

As primeiras palavras...

" Abre-se esta porta aos sonhadores incuráveis e a todos os que continuam a acreditar no voo livre do pensamento...".
É uma frase de uma amiga e achei-a tão bonita que pensei ... é uma boa frase para começar um blog.
Sempre gostei de escrever, mas nunca tinha pensado em tornar públicos os meus pensamentos. A uma dada altura senti o impulso interno de manifestar os meus pensamentos e emoções, senti vontade de partilhar as minhas experiências.

A palavra falada tem um impacto forte, mas descobri que a palavra escrita quando bem direccionada, tem uma força enorme. Por isso o meu objectivo actual é o de influenciar positivamente as pessoas que me lêem. Ajudar... e com elas evoluir.

Se alguém se senta ao computador e visita o meu blog, quero oferecer-lhe algo de interessante, alegre, útil ou simplesmente que o ajude a " torná-lo mais equilibrado..." !
As palavras equilíbrio e harmonia são características de um bom projecto de Arquitectura e também de uma casa com "bom" Feng Shui.

A ideia do blog nasceu com a intenção de divulgar o que é o Feng Shui (que muitas pessoas desconhecem). Comecei a estudar Feng Shui há dois anos e para mim é uma das formas de trazer harmonia e bem estar às nossas vidas. Baseado no fluxo energético, na importância das cores, nos pontos cardeais e no equilíbrio dos 5 elementos: Água, Árvore, Fogo, Solo e Metal, o Feng Shui permite para além do conforto, harmonia, atrair boas energias, para os aspectos essenciais das nossas vidas: prosperidade, saúde, sucesso, amor e trabalho.

Muitas pessoas questionam-se pelo o facto de não se sentirem bem num determinado local, apesar da decoração e o espaço ser agradável. O Feng Shui estuda energeticamente os espaços e as pessoas que nele vivem, proporcionando soluções para melhorar o ambiente.

Algumas teorias do Feng Shui coincidem com as " Boas Normas" da Arquitectura, mas fundamentalmente é uma questão de bom senso.
Acrescentar o Feng Shui à soma de factores que devem ser considerados num projecto de Arquitectura é um desafio a mais. E os arquitectos adoram desafios !...
Este blog é um espaço de partilha e ao mesmo tempo de sugestões de vários temas: projectos de arquitectura, feng shui, arte, cultura e música.
O blog http://a-link-to-balance.blogspot.com/ é o meu portfólio "on line", ou seja , onde estão alguns projectos de arquitectura e consultas tipo de Feng Shui.

Imagens














foto cedida por José Cabral Dias








foto cedida por Miguel Valle de Figueredo